quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exercício do capitulo 10

Exercício do capitulo 10

1 – O que é fotossíntese e em que esse processo ocorre?
Fotossíntese é um processo celular pelo qual a maioria dos seres autotróficos produz substâncias, transformando energia luminosa em energia química potencial. É realizada por plantas, algas e certas bacteriana.

2- Qual é a importância da fotossíntese para a vida na Terra?
A fotossíntese é o processo básico de nutrição dos organismos autotróficos. Os glicídios nela produzidos são utilizados para a síntese de todos os componentes orgânicos que constituem o corpo desses seres. Se pensarmos que praticamente todos os seres autotróficos fotossintetizantes e que a maior parte dos organismos utiliza o gás oxigênio para liberar a energia dos alimentos na respiração celular, concluiremos que a fotossíntese é o processo que mantém a quase totalidade da vida na terra.
3 – Onde ocorre a fotossíntese, nas células dos organismos eucarióticos?
Nas plantas e nas algas, a fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos, organelas citoplasmáticas de cor verde.
4 – Descreva sucintamente a estrutura de cloroplasto.
O cloroplasto é envolto por duas membranas lipoproteicas, comparáveis às membranas mitocondriais, destruídas de clorofila. A clorofila está associada apenas à membrana tilacóide, presente no interior do cloroplasto. Essa membrana apresenta inúmeras dobras, formando tubos e bolsas achatadas que, em geral, ficam arranjadas em pilhas chamadas granum.  O conjunto de bolsas tilacóides presentes em um cloroplasto é denominado grana, plural granum. 
5 – Liste as etapas fundamentais da fotossíntese e local onde elas ocorrem.
1 etapa- absorção de luz, 2 etapa- transporte de elétrons com redução do NADP+ a NADPH, 3 etapa-produção do ATP 4 fixação de carbono, com conversão de CO2 em glicídios. A absorção da luz, o transporte de elétrons e a produção de ATP são catalisados por enzimas que fazem parte da membrana tilacóide. As reações que levam à produção de glicídios a partir do CO2 são catalisadas por enzimas dissolvidas no estroma do cloroplasto.
6  –  O que é a fotólise  da água e como ela ocorre?
A fotossíntese tem inicio com a absorção de energia luminosa por molecas de clorofila na presente na membrana tilacóide. A energia luminosa é capaz de excitar elétrons da clorofila, os quais são transferidos para uma substância aceptora de elétrons. A clorofila excitada recuperará seus elétrons perdidos retirando-os de moléculas de água. Ao ter elétrons removidos, cada molécula de água se decompõe em dois íons H+ e um átomo de oxigênio livre. Átomos de oxigênio livre unem-se imediatamente dois a dois, produzindo moléculas de gás oxigênio (O2). Essa reação de quebra da molécula de água é denominada fotólise de água.
7 –O que é fotofosforilação?
É a produção de ATP a partir de ADP e fosfato que ocorre na fotossíntese.
8 - O que significa a expressão “fixação do carbono”.
Fixação do carbono é a transformação do gás carbônico em moléculas orgânicas.
“9- Qual “é o significado dos termos “reações de claro” e” reações de escuro” referentes a fotossíntese?
Reações de claro, ou etapas fotoquímicas, são as etapas da fotossíntese que dependem diretamente da luz para ocorrer. Compreendem a fotólise de água, o transporte de elétrons e produção de NADPH e síntese de ATP. Reações de escuro, ou etapas puramente químicas, são as etapas da fotossíntese que não dependem diretamente da luz para ocorrer. Compreendem as reações de fixação do gás carbônico, ou seja, a síntese de glicídios.
10-Compare o papel da clorofila a com o dos pigmentos acessórios na fotossíntese.
A clorofila é o único pigmento fotossintetizante capaz de transformar a energia luminosa do fóton em energia química. Os pigmentos acessórios absorvem luz e transferem a energia para molécula de clorofila a, a qual então converte a energia captada em energia química.
11- O que são fotossistema e como eles atuam na fotossíntese.
Fotossistema é cada um dos agrupamentos de varias centenas de moléculas de pigmentos presentes na membrana tilacóide que atuam como unidade captadora de luz. As moléculas de pigmento  do fotossistema atuam como uma antena, captando a luz  e transferindo a energia para  dos fótons para duas moléculas de clorofila  a , que funcionam  como  um centro de reação. São essas moléculas de clorofila que transferem seus elétrons excitados para um aceptor, dando inicio ao processo de fotossíntese.       
12- Descreva sucintamente o que ocorre com uma molécula de clorofila quando ela absorve um fóton.
A clorofila se torna excitada , um estado decorrente da redistribuição de elétrons ao redor  dos átomos  de carbono e de nitrogênio constituinte do anel de porfirina da molécula. O estado excitado da clorofila é instável e a molécula  tende a voltar rapidamente ao estado não – excitado, livrando-se de excesso de energia decorrente da absorção de fóton.
13-Como a clorofila a de cloroplasto intacto volta ao estado não-excitado?
A molécula de clorofila a excitada doa seu elétron com alto nível energético a um aceptor de elétrons.
14- Liste as principais diferença entre o fotossistema (PSI) e o fotossistema II (PSII).
Os fotossistema PSI e PSII diferem quando a constituição de seus centros de reação. Apesar de possuírem o mesmo tipo de clorofila duas moléculas de clorofila a em cada centro de reação; esses fotossistema diferem quanto aos tipos de proteínas a que as clorofilas estão associadas. A clorofila do PSI absorve luz de comprimento de onda igual ou menor que 700 nm e é chamada de P700 a de clorofila PSII absorve luz de comprimento de onda igual ou menor que 680 nm e recebe a denominação de P680. A localização dos dois tipos de fotossistema no cloroplasto também difere: o PSII localiza-se principalmente nas membranas tilacóides constituintes dos grana, enquanto PSI se localiza preferencialmente na membranas entre os grana. A diferença mais importante entre os dois fotossistemas é quanto à função: apenas o PSII consegue realizar a fotólise da água, enquanto apenas o PSI consegue transferir elétrons para o aceptor final, o NADP+.

15- Relacione os fotossistema PSI e PSII com a fotofosforilação cíclica.
Os dois fotossistema participam da fotofosforilação acíclica, já fotofosforilação cíclica participa de apenas 1.
16 – Em que diferem as fotofosforilações, cíclica e acíclica quanto aos produtos formados?
Na fotofosforilação cíclica formam-se exclusivamente ATP, na fotofosforilação acíclica alem de ATP também é produzido NADPH.
17 – Relacione a fotólise da água e a produção de NADPH com os fotossistema PSI e PSII.
A fotólise da água ocorre no fotossistema PSII e a produção de NADPH ocorre na fotossistema PSI.
18 – Ordena os elementos a seguir de modo mostrar o caminho  seqüencial percorrido pelos elétrons na fotofosforilação cíclica e na fotofosforilação   acíclica.
Na fotofosforilação acíclica os elétrons percorrem o seguinte caminho:
Fotólise da água→clorofila P680→aceptor Q→cadeia transportadora de elétrons→Plastocianina→clorofila P700→ferredoxina →NADP.
Na fotofosforilação cíclica os elétrons percorrem o seguinte caminho;
ClorofilaP700→ferredoxina→cadeia transportadora de elétron→Plastocianina→clorofila P700
19 – Descreva sucintamente o ciclo das pentoses.
O ciclo das pentoses compreendem uma serie de reações químicas seqüenciais , das quais participam o NADPH e o ATP produzidos nas fotofosforilações, 6 moléculas de gás carbônicos e 6 moléculas de ribulose 1,5 - bifosfato. O produto final são 2 moléculas de  gliceraldeído 3 – fosfato e 6 moléculas de ribulose 1,5 – bifosfato, que reiniciam o ciclo.
20 – Quais são os produtos finais da fotossíntese?
As moléculas de cliceraldeído 3 – fosfato formadas no ciclo das pentose podem seguir dois caminhos: a maioria sai do cloroplasto e é transformada em sacarose no citosol; as que permanecem no cloroplasto são convertidas diretamente em amido e armazenadas temporariamente como grão de amido no estroma. Durante a noite esse amido e transformado em sacarose  e exportado por meios dos vos liberianos para as demais  partes da plantas.
21 - O que é quimiossintese e que tipos de organismos realizam esse processo?
Quimiossintese é um processo de produção de substâncias orgânicas com energia liberada em reações de oxidação  de substâncias inorgânicas. É realizado por certas espécies de bactérias e de arqueobactérias autotróficas.

By: BLK // BO y Y ( GarOtO BaLaKa)  ' Jonatas Rafael '

5 comentários: