quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exercício do capitulo 6

Exercícios do capítulo 6


1º) Quais são as principais  características comuns a células procarióticas e as células eucarióticas?
Todas as células sejam procarióticas ou eucarióticas possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético.


2º) Defina nucleóide, plasmídio e ribossomo.
Nucleóide é a região do citoplasma da célula procariótica em que se localiza a molécula de DNA “circular” que constitui o cromossomo bacteriano.
Plasmídio são pequenas moléculas circulares de DNA geralmente presentes nas células bacterianas.
Ribossomos são uns pequenos grânulos constituídos por moléculas de RNA e proteínas, cuja função é sintetizar proteínas.

3º)  Que relação existe entre certos antibióticos ( como a estreptomicina, a neomacina e tetraciclina) e a síntese de proteínas nas bactérias?
Esses antibióticos atuam sobre o ribossomo bacterianos bloqueando a síntese de proteínas, se ocasionam a morte da bactéria. Essas substâncias não atuam sobre os ribossomos das células eucarióticas.

4º) Quais são as principais diferenças entre o citoplasma de células procarióticas e as células eucarióticas?
As procarióticas não possuem estruturas membranosas nem citoesqueleto no citoplasma; enquanto as eucarióticas possuem apenas as bactérias fotossintetizantes possuem estruturas membranosas em seu citoplasma. 

5º) Compare o RER (ergastoplasma), REL quanto a estrutura e função?
Ambos os tipos de reticulo endoplasmático são constituídos por tubos e bolsas membranosas achatadas; o RER apresenta ribossomos aderidos à superfície externa de suas membranas, enquanto o REL não apresenta ribossomos. A principal função do RER é a síntese de determinados tipos de proteínas e seu transporte para o complexo de Golgi. A principal função do REL é a síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides. Além disso, o REL participa da modificação de certas substâncias tóxicas, como alcoóis, pesticidas de outras drogas, facilitando sua eliminação do corpo.  

6º) Compare as proteínas produzidas nos ribossomos do RER com as produzidas nos ribossomos livres do citosol?
Nos ribossomos juntos ao RER são produzidas as proteínas que serão excretadas das células já no livre no citosol é produzidas para atuar no núcleo da célula.

7º) Como uma célula distingue uma proteína cuja a síntese deve ocorrer RER de outra que deve ser sintetizada por ribossomos livres no citosol?
AS proteínas produzidas no RER apresentam uma determinada sequência de aminoácidos diferente das produzidas livre no citosol.

8º) O que ocorre com uma proteína que esta sendo sintetizada por um ribossomo aderido a superfície do Reticulo rugoso?
Nas membranas do RER existem poros  que conduzem as cadeias de aminoácidos em formação para o interior da cavidade do retículo.

9º) Compare o complexo de Golgiense de células animais e de células vegetais quanto a estrutura e a localização no citoplasma.
Em ambos os tipos de células, o complexo de Golgiense é constituído por 6 a20 bolsas membranosas achatadas e empilhadas umas sobre as outras. Nas células vegetais,os conjuntos de bolsas são soltos no citoplasma.

10º) Quais as funções do complexo de Golgiense?
Separação, empacotamento, endereçamento e exportação de substâncias

11º) De que maneira as proteínas produzidas no reticulo endoplasmático granuloso são transferidas para o complexo de Golgiense?
As proteínas recém-sintetizadas no RER são envolvidas por membranas que brotam continuamente no RER, formando as chamadas vesículas de transição; estas se fundem às bolsas mais próximas do complexo de Golgiense e liberam nelas o seu conteúdo protéico.

12º) O que são “ face cis”, ou face informativa e a “ face trans” , ou face de imaturação, do complexo de Golgiense?
A face cis do complexo de Golgiense está voltada para o RER  já a face trans esta voltada para a face expostas.
13º) O que se entende por secreção celular e qual sua relação do complexo de Golgiense?
Secreção celular é o processo de produção e de eliminação pelas células de substâncias que atuarão no ambiente extracelular.

14º) Estabeleça a relação funcional entre o Reticulo Endoplasmático Granuloso, o Complexo de Golgiense e os Lisossomos?
As enzimas Lisossômicas são produzidas no RER  e passam para o complexo de Golgiense. Ai elas são modificadas, separadas e transportadas para as vesículas celulares. 

15º) O que são Lisossomos?
São bolsas membranosas que contêm um conjunto de mais de oitenta tipos de enzimas digestivas capazes de digerir diversas substâncias  orgânicas.

16º) Qual é a principal diferença entre o lisossomos primários e os secundários?
Primários- são produzidos  os que são rapidamente reproduzidos e não são ativados?
Secundários estão já em funcionamento.

17º) Em que consiste as funções heterofágicas e autofágicas dos lisossomos?
Ocorre na digestão, pelas enzimas lisossômicas de substâncias provenientes do ambiente extracelular.



18º) Que relação existe entre lisossomos e rejuvenescimento celular?
Que a função autofágica transformar partes das células gasta em novas partes todos os dias.

19º) Explique as funções dos Lisossomos em células vegetais .
As células vegetais não possuem lisossomos secundários típicos como as células animais. AS bolsas contendo enzimas digestivas  liberadas do complexo de Golgiense, e que poderiam ser comparadas aos lisossomos primários, fundem-se ao vacúolo central  da célula, onde lançam seu conteúdo.     

20º) Que relação existe entre lisossomos príons e a doença da vaca louca.
A doença é causada pela incapacidade de os lisossomos das células nervosas digerirem  os príons.  Estes são proteínas resistentes á desnaturação pelo calor ou pelo pH  extremos e à digestão pelas enzimas lisossômicas. Devido a resistência, os príons acumulam-se em células nervosas, prejudicando o seu funcionamento.
21º) Compare peroxissomos  e lisossomos quanto a origem e a função da células.
Os peroxissomos, ao contrario dos lisossomos, não se originam a partir do complexo de Golgiense e sim pela divisão de peroxissomos preexistentes. A função básica do peroxissomo  é a oxidação de substâncias orgânicas e não a sua digestão, que é realizada pelos lisossomos.

22º) Explique a razão  de que os piroxissomos conterem grande quantidade  de enzima  catalase.
Os peroxissomos contêm diversos tipos de oxidases, isto é, de enzimas que utilizam gás oxigênio para oxidar substâncias orgânicas. Nesse processo é gerado peróxido de hidrogênio, uma substância tóxica que deve ser rapidamente eliminada da célula. Os peroxissomos possuem a enzima catalase, que degrada o peróxido de hidrogênio e o transforma em água e gás oxigênio, evitando assim danos às células. 

23º) Como se forma o vacúolo central das células típico das células  vegetais?
O vacúolo central das células vegetais forma-se a partir de bolsas de reticulo endoplasmático não-granuloso ou de bolsas do complexo de Golgiense. Nas células vegetais jovens, diversas bolsas começam a acumular solução aquosa e a inchar, formando pequenos vacúolos, que aumentam progressivamente de tamanho e se fundem formando o vacúolo central.

24º) Cite as principais funções  do vacúolo central  das células vegetais.
Os vacúolos vegetais armazenam açúcares e ácidos orgânicos, podendo também armazenar proteínas, como ocorrem nas células das sementes. Nos vacúolos são acumuladas substâncias que poderiam causar danos ao citoplasma, como resíduos produzidos no metabolismo celular e toxinas como a nicotina e o tanino, que as plantas produzem e armazenam como proteção contra eventuais predadores.

25º) O que é citoesqueleto e quais são suas principais funções na célula?
Citoesqueleto é um conjunto de tubos e filamentos de proteínas presentes nos citoplasmas e que desempenham diversas funções nas células:a- define a forma celular e organiza a estrutura interna da célula; b- permite a adesão da célula; c- permite o deslocamento de materiais no interior da células.

26º) Caracterize os principais componentes do citoesqueleto.
Microtúbulos são constituídos por moléculas de umas proteínas tubulina, microfilamentos são fios constituídos por moléculas de proteínas actina, filamentos são constituídos por proteínas cuja principal função é manter o contato com as células vizinhas.

27º) Relacione centríolos, centrossomo e microtúbulos.
Os microtúbulos originam-se sempre em certos locais do citoplasma. Centrossomo das células animais há um par de centríolos. Centríolos é um pequeno cilindro oco formado por nove conjuntos de três microtúbulos

28º) Estabeleça a relação entre ectoplasma, endoplasma e microfilamentos.
As células possuem dois tipos de rede de filamentos de actina. Uma delas se localiza sobre a membrana plasmática.

29º) O que é ciclose e de que maneira ela ocorre?
Ciclose é o nome que se dar as correntes citoplasmáticas que movem organelas e contribuem para distribuir substâncias do citosol por toda a célula.

30º) Relacione cílios, flagelos e centríolos.
Cílios e flagelos são estruturas filamentosas móveis da superfície da célula e são produzidos nos centríolos com função de locomoção celular.

31º) quais são as funções de cílios e de flagelos?
As principais funções ciliares e flagelares são a locomoção celular geralmente nos protozoários e dos gametas sexuais masculinos.

32º) Caracterize as mitocrôndrias quanto à estrutura e à função  na célula .
Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas delimitadas por duas membranas lipoproteicas semelhantes  às demais membranas celulares.

33º) Como se originam mitocrôndrias de uma célula?
As mitocôndrias tem capacidade de autoduplicação, quando uma célula se divide em duas célula filhas cada uma delas recebe a metade da mitocôndrias.
34º) De que vieram as mitocôndrias  de uma pessoa: do pai, da mãe ou de ambos?
De origem materna.

35º) Quais são os principais tipos de plastos e quais suas características básicas?
a- cloroplasto: cor verde devido a clorofila;
b- cromoplastos: pigmentação vermelha pois não possui clorofila;
c- leucoplastos que não tem pigmentos. 

36º) Caracterize os cloroplastos quanto à estrutura e à função da célula?
Apresentam duas membranas envolventes que formam pequenas bolsas discoidais dispostas em pilhas.


37º) Como se originam os plastos de uma células?
Através da autoduplicação. 

38º) De onde vieram os plastos de uma planta: do gameta feminino, do masculino ou de ambos.
Origem materna

39º) Compare mitocôndrias e plastos quanto a estrutura e possível origem evolutiva.
Mitocôndrias e plastos apresentam varias semelhanças: ambos possuem material genético próprio, produzem proteínas em pequenos ribossomos, apresentam duas membranas lipoproteicas envolventes e tem origem exclusivamente materna. Essas características constituem indícios de que essas organelas descendem de células procarióticas.


By: BLK // BO y Y ( GarOtO BaLaKa)  ' Jonatas Rafael '

17 comentários:

  1. Cara, vc salvou a minha vida!! Eu precisava entregar essa tarefa completa, e amanhã, valendo 5 pontos na prova!! mas eu n tinha a menor idéia de como fazer!!! vlw msm cara, vc me salvou

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, economizei umas 4 horas com isso! VLW :P

    ResponderExcluir
  3. Preciso aprender tudo isso pro curso de Análises Clínicas, e este blog está me ajudando bastante! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa,adorei muito! Porque faço pré vestibular pra medicina e faço todos os exercícios do Amabis. Só que esses discursivos não têm resposta no livro. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito com o trabalho de Bio q tive q fazer!

    ResponderExcluir
  6. Caraca , me ajudou muito , muito mesmo . Obrigada !

    ResponderExcluir