quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exercício do capitulo 7

Exercício do Capitulo 7

1º)  Comente a importância  do núcleo celular. Descreva brevemente um e
xperimento clássico que mostrou a importância dessa estrutura.
O núcleo é o centro de controle das atividades da célula eucariótica. Cromossomos estão contidos no núcleo onde estão armazenados os genes.


2º) Enumere os principais componentes do núcleo da célula.
O núcleo celular apresenta quatro partes: a- Carioteca;  b- Cromatina; c- Nucléolo d- Nucleoplasma.
3º) Descreva resumidamente a estrutura da Carioteca.
A Carioteca consiste de duas membranas lipoproteicas justaposta com pequenos poros que permitem a passagem de substâncias até o nucléolo.
4º) Qual a principal função da Carioteca?
É manter o conteúdo nuclear quimicamente diferenciado do meio citoplasmático.
5º) O que são e com atuam os poros nucleares?
São estruturas complexas formadas por dezenas de tipos diferentes de proteínas, e fazem a permeabilidade seletiva nuclear.
6º) O que é cromatina? Qual é a diferença entre eucromatina e heterocromatina?
È um conjunto de filamentos de cromossomos, Cromatina- se cora intensamente e é mais compacta do que a eucromatina.
7º) Descreva sucintamente a composição do nucléolo e explique sua função na célula.
Nucléolos são massas densas e arredondadas presentes no núcleo, e sua função é armazenar substâncias como RNA e DNA.
8º) O que é nucleoplasma?
Nucleoplasma, ou cariolinfa, é a solução aquosa que envolve a cromatina e os nucléolos. Elas contem diversos tipos de íons, moléculas de ATP, nucleotídios, diversos tipos de enzimas, etc.
9º) Caracterize um cromossomo.
Cromossomos é um filamento constituído por uma molécula de DNA,  com informações codificadas, os genes, essenciais ao funcionamento da célula.
10º) Descreva sucintamente os níveis  de organização de um cromossomo eucariótico.
O cromossomo eucariótico é constituído por uma longa molécula do DNA que dá duas voltas sobre um grão de moléculas de histolinas. 

11º) O que são cromátides – irmãs?
Cromátides-irmãs são as duas cópias de um cromossomo duplicado, unidas por coesinas. As cromátides-irmãs só se separam em uma fase especificada divisão celular, a anáfase, quando serão repartidas entre as células-filhas.

12º) O que é centrômero?
Centrômero divide é uma região especial dos cromossomos, em general localizada em um estrangulamento do cromossomo condensado, por meio de qual eles se prendem aos microtúbulos encarregados de puxá-los para os pólos da célula durante as divisões celulares.

13º) Caracterize os tipos de cromossomo quanto a posição do centrômero.
Placa metafísica cromossomos estacionados na metade da célula.

14º) Como pode ser definido um gene?
A anáfase se inicia quando o centrômero se divide e os cromossomos começam a migrar para os pólos da célula, puxados pelo encurtamento dos microtúbulos. 

15º) O que se entende por genoma?
Na telófase os cromossomos se descondensam, uma nova Carioteca surgi ao redor de cada conjunto de Cromossomos e os nucléolos reaparecem. Os microtúbulos do fuso mitótico se desintegram e as moléculas de tubulina aquele constituídas são utilizadas para refazer os citoesqueleto das células filhas.

16º) O que são autossomos e cromossomos sexuais?
Autossomos são tipos de cromossomos presentes tanto em células masculinas quanto em células femininas. Cromossomos sexuais são os que variam entre os sexos e caracterizam células masculinas e femininas.
17º)Caracterize cromossomos homólogos.
São os dois representantes de cada par cromossômico presente em células diplóides provenientes originalmente do par de gametas. Tendo o mesmo tamanho, mesmas formas e genes para mesmas características, localizados na mesma posição relativa.

18º) Em que diferem células haplóides e células diplóides? Exemplifique com referencia à espécie humana.
Células diplóides têm pares de cromossomos homólogos em quantos as haplóides possuem apenas um representante de cada tipo de
cromossomos.
19º) O que são alelos de um gene? Exemplifique no sistema ABO de grupo sangüíneo.
São as diferentes versões em que esses genes ocorrem na espécie.

20º)Em que diferem pessoas homozigóticas e hetrozigóticas no caso do grupo sanguíneo ABO?
Pessoas homozigóticas são a pessoas que apresenta alelos idênticos. Pessoas heterozigóticas são as que apresentam alelos diferentes.
21º)Descreva sucintamente como se prepara uma lâmina para observação de um cromossomo humano.
Retira-se um pouco de sangue da pessoa colocando-o em um frasco com solução nutritiva e uma substância, a- fitoemaglutinina, que induz a divisão dos linfócitos. Depois de alguns dias adiciona ao frasco Colchicina uma substância que bloqueia a divisão celular no estagio em que os cromossomos estão mais condensados. Passado algumas horas, adiciona uma solução hipotônica que fazem as células incharem. Quando se deixa cair gotas dessas soluções sobre as laminas de vidros para microscopia, as células enxadas arrebentam liberam os cromossomos, que aderem a lamina e podem ser corados e examinados ao microscópio.

22º) Descreva sucintamente como se prepara um idiograma.
O pesquisador escolhe um conjunto completo de cromossomo na preparação citológica e a fotografa ao microscópio óptico. A fotografia é ampliada e os cromossomos são recortados da foto; em seguida, são organizados por ordem decrescente de tamanho e de acordo com a posição dos centrômeros. Essa montagem é chamada de idiograma. 

23º) O que se entende por cariótipo?
Cariótipo é o conjunto de características morfológicas dos cromossomos de uma célula.

24º) Usando os símbolos A para autossomos e X e Y para os cromossomos sexuais, escreva a notação  para os cariótipos normais de homem e de mulher.
Mulher = 22AA + XX; homem = 22AA +XY

25º) O que são aberrações cromossômicas ?
É qualquer mudança em relação ao cariótipo normal,seja no numero de cromossomos das células , seja na estrutura de um ou mais cromossomos da célula.

26º) Quais são os tipos mais comuns de alterações cromossômicas numéricas na espécie  humana e quais são as síndromes que elas causam?
As alterações cromossômicas numéricas são mais comuns no se humano: três exemplares do cromossomo 21 sempre o X, em cada célula o que causa a síndrome de Turner; e três cromossomos sexuais Y em cada célula o que causa a síndrome de Klinefelter.

By: BLK // BO y Y ( GarOtO BaLaKa)  ' Jonatas Rafael '

2 comentários:

  1. cara...gostei muito do site

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse site.. Tava precisando de ajuda pra fazer trab de recuperaçao.. agora nem preciso mais... ;D..
    Queim criou o site é um genio..

    ResponderExcluir