quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exercício do capitulo 8

Exercício do Capitulo 8

1- Qual o papel da divisão celular em organismo unicelular? E em multicelulares?
É por meio da divisão celular que os organismos unicelulares se reproduzem em que as células dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento e a reprodução.

2- Dê exemplos de locais em nosso corpo onde ocorre divisão de células.
Célula de nossa epiderme multiplicará para repor as que morreram e se transformaram na camada protetora de queratina. Nossas unhas e cabelo crescem grassas as incessantes formações de novas células na base dessa estrutura. No interior de muitos de nossos ossos ocorre divisão continua das células para formar os glóbulos vermelhos e glóbulos brancos do sangue.
3- Que alteração importante ocorre no citoesqueleto de célula durante a divisão celular?
A célula em divisão reestrutura todo o seu citoesqueleto para montar o fuso acromático, um conjunto de microtúbulos que puxa os cromossomos condensados para os pólos da célula. Ao final da divisão, todo o aparato é desfeito e a célula volta a funcionar normalmente.
4- Comente a relação entre a especialização das células e suas capacidades de se dividir.
Muitos tipos de células, ao se especializarem nunca mais voltam a se dividir; as células nervosas são um bom exemplo disso outro tipo de células também param de se dividir ao atingir determinado estagio de especialização, mas pode readquirir a capacidade de divisão se necessário. É o caso das células da sua pele, os fibroblastos, que voltam a se dividir se ocorrer um ferimento promovendo a cicatrização deste. Outro tipos de células como a base da célula da epiderme e as  da medula óssea vermelha dividi-se continuamente.

5 – Explique o que é ciclo celular.
Ciclo celular é o período que se inicia com a origem da célula a partir de uma célula preexistente e termina quando ela se divide em duas células filhas o ciclo celular compreende a interfase e a divisão célula propriamente dita.

6- O que se pode dizer sobre a duração da interfase e da divisão no ciclo celular da maioria das células?
A interfase é dividida em três etapas em função de duplicação do DNA cromossômicos. A fase G, é que antecede a duplicação do DNA, na fase S, os cromossomos são duplicados; a fase G2 é a que sucede a duplicação da DNA

7- O que se pode dizer sobre a duração da interfase e da divisão no ciclo celular da maioria das células?
Na maioria das células , a fase mais longa é a fase G,da interfase,e a mais curta é a fase de divisão propriame4nte dita, que compreende a divisão do núcleo (mitose) e do citoplasma (citocinese) Em geral, a mitose  e a citocinese ocorrem em menos de 1hora, cerca de 5% da duração total do ciclo celular. Nos 95% do tempo restante, a célula permanece em interfase.

8- Explique o que é a fase G, no ciclo celular?
Fase G0 é o estagio em que permanente as células que não se dividem ativamente. Essa fase é considerada uma variante da fase G por quer os cromossomos não está duplicados.

9- OI que é mitose? E citocinese?
Mitose é o processo de divisão do núcleo em dois núcleos-filhos. Citocinese é divisão do citoplasma com formação de células filhas. Muitas vezes, no entanto, o termo mitose é inapropriadamente usando como sinônimo de divisão celular.    

10- Cite e comente eventos marcantes que caracterizam a prófase da mitose.
Durante a prófase os cromossomos se condensam os nucléolos desaparecem e a Carioteca se desorganiza, dispersando os componentes nucleares no citoplasma. Os pesquisadores tomam este ultimo evento como limite  entre o final da prófase  e no inicio da metáfase.  

11- Explique por que os nucléolos desaparecem da prófase da mitose.
Ao se condensar os cromossomos tornam-se inativos, pois a compactação impede o DNA de produzir moléculas de RNA. Como deixa de correr a síntese do RNA ribossômico cessa a produção de novos ribossomos e os nucléolos formados basicamente por RNA, desaparecem. 

12- O que é o fuso mitótico (ou fuso acromático)?
Fuso micótico é um conjunto de microtúbulos orientados de um pólo a outro da célula,cuja função é conduzir os cromossomos para os pólos a outro da celulares durante anáfase, a formação do fuso é coordenada pelos centro celulares em migração durante a prófase.  

13- Explique o que é e como se forma a placa metafásica;
Placas metafásica é o conjunto de cromossomos estacionado na região mediana da célula. Essa placa se forma quando os microtúbulos que ligam as cromátides – irmãs  a pólos  celulares oposto começam a se encurtar, tencionando o centrômero. O equilíbrio entre as tensões dos microtúbulos de lados oposto faz os cromossomos ficarem a meio caminho entre pólos celulares, no plano equatorial  de célula. O termo metáfase alude ao fato de os cromossomos se alinharem no meio da célula.        

14- O que caracteriza a anáfase e que evento marca o seu inicio?
A  anáfase se inicia quando o centrômero  se divide e os cromossomos começam a migrar para pólos da célula puxados pelos encurtamentos dos microtúbulos do fuso.   

15- Descreva, em linhas gerais, o que ocorre na telófase da mitose.
Na telófase os cromossomos se descondensam, uma nova carioteca  surge ao redor de cada conjunto de cromossomo e os núcleos reaparecem. Os microtúbulos do fuso micótico se desintegram e as moléculas de uma tubulina que os constituíam são utilizadas para refazer o citoesqueleto  das células-filhas.     

16- De que modo a colchina e drogas semelhantes impedem a divisão celular?
Certas drogas como a citada ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos.

17- Compare a divisão celular de células animais e de plantas quanto às características do fuso mitótico e ao tipo de citocinese.
Animais fuso mitótico apresentam apresenta centríolos em seus pólos já o das células vegetais não.

18- Explique o que são fatores de crescimento celular e exemplifique?
Fontes de crescimento celular são substâncias produzidas no organismo que induzem um tipo particular de célula estacionada.

19- O que são pontos de checagem do ciclo celular?
São etapas especificas do ciclo celular em que a célula decide se completa a divisão ou a interrompe temporariamente.

20- Explique como atua o principal ponto de checagem existente na faz G1.
O ponto de checagem G1 controla a passagem para a fase S, ou seja, o inicio da duplicação dos cromossomos.

21 – Como atua os pontos de checagem do ciclo celular em uma célula cujo DNA foi lesado, por exemplo, por exposição a certos tipos de radiação ou a agentes químicos como os existentes no cigarro?
Eventuais danos nas moléculas de DNA são detectados nos pontos de checagem G1 ou de G2  e o ciclo celular é interrompido até que a célula realize os devidos reparos.

22- Explique como atua um gene supressor de tumor.
São estimulados a funcionar e interromper o ciclo celular até que os danos sejam reparados  se isso não for possível as proteínas supressoras de tumor desencadeiam o processo de apoptose.

23- Quais são as principais diferenças entre um tumor benigno e um tumor maligno (câncer)?
Tumores benignos são constituídos por células não invasoras isto é que ficam restritos os seus locais de origem. Tumores malignos ou câncer contém células dotadas de grande capacidade de migração, que atingem, por meio da circulação sanguínea ou linfática

24- Explique o que é metástase.
Metástase é o processo de migração de células tumorais malignas, que se espalham e se estabelecem em outras áreas do corpo, em formação de novos tumores.
- Que critério é usado para se classificar os cânceres em sarcomas e carcinomas?
O critério é a origem embrionária do tecido a partir do qual surgiu o tumor. Os sarcomas provêm de tecidos de origem mesodérmica, enquanto os carcinomas provêm de tecidos de origem ectodérmica ou endodérmica.
26- Compare a mitose e a meiose quanto à ploidia das células (diplóide ou haplóide) envolvidas nesse processo.
Células haplóides e células diplóides podem sofrer mitose; as células-filhas originadas por mitose têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.A meiose só ocorre em células-diplóides e as células-filhas são sempre haplóides, ou seja, têm metade do número de cromossomos da célula-mãe.

27- O que significa dizer que a meiose é uma divisão reducional, ou seja, em que há redução do numero de cromossomos nas células – filhas?
Na meiose ocorre uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões  nucleares consecutivas.Cada uma das quatro células-filhas formadas possui metade do numero de cromossomos originalmente presentes na célula-mãe.

28- Compare os eventos marcantes utilizados pelos citologistas para dividir a mitose e a meiose em suas diversas fases.
A prófase, tanto na mitose quanto na meiose, caracteriza-se pela condensação dos cromossomos. A metáfase caracterizam-se pela ligação dos microtúbulos do fuso aos cromossomos, que se dispõem na região equatorial da célula.A anáfase caracteriza-se pela migração dos cromossomos para pólos opostos da célula.A telófase caracteriza-se pela descondensação dos cromossomos e formação dos núcleos-filhos nos pólos da célula em divisão.


29- Construa uma tabela em que a mitose, a meiose I e a meiose II possam ser comparadas quanto à ocorrência ou não de emparelhamento entre cromossomos homólogos, quanto a separação das cromátides na metáfase e quanto ao numero de cromátides dos cromossomos na anáfase.

Mitose                            
Meiose I   
Meiose II
Emparelhamento dos cromossomos homólogos.
Não ocorre
Ocorre
Não ocorre
Divisão do centrômero na metáfase
Ocorre
Não ocorre
Ocorre
Divisão do centrômero na metáfase
Ocorre
Não ocorre
Ocorre

Número de cromátides por cromossomo na anáfase
Uma
Duas
Uma


30- Descreva sucintamente a prófase I da meiose.
Na prófase I da meiose, além de se condensarem, os cromossomos homólogos se emparelham por meio da formação do complexo sinaptonêmico entre eles. Ocorrem quebras nas cromátides e trocas de pedaços entre cromossomos homólogos, fenômeno denominado permutação cromossômica, ou crossing-over. Com o desaparecimento do complexo sinaptonêmico, os cromossomos homólogos começam a se afastar, ficando unidos pelo cruzamento entre suas cromátides nos locais onde ocorrem permutações. Quando a carioteca se rompe, os pares de cromossomos se dispersam no citoplasma. É também nessa fase que os nucléolos desaparecem e se forma o fuso acromático.

31- Compare a ligação dos cromossomos ao fuso, na mitose e nas duas divisões da meiose.
Na mitose e na meiose II, cada cromátide associa-se a microtúbulos proveniente de pólos opostos do fuso. Na meiose I cada cromossomos duplicado associa-se a microtúbulos proveniente de um dos pólos do fuso, e seu homólogos associa-se a microtúbulos do pólos oposto.

By: BLK // BO y Y ( GarOtO BaLaKa)  ' Jonatas Rafael '

20 comentários:

  1. Ai meu Deus me ajudou de maaais , já salvei o site em meus favoritos , amanhã Prova (yn'

    ResponderExcluir
  2. valeu, muito obrigado esse site é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Santa Tina
    Muito Obrigado por existir

    ResponderExcluir
  4. não gostei porque os alunos deveriam estudar e saber responder as suas atividades!!!!!!!!!!!!!!!!;)

    ResponderExcluir
  5. Esse site mim salvou de uma atividade extracurricular. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, vou ganhar 2 pontos de graça na prova
    Rx a ilha

    ResponderExcluir
  7. a minha professora passou uma atividade eu copiei tudo pq era as mesmas perguntas. CHUPA!!

    ResponderExcluir
  8. EE! min salvou de um fracasso e uma pécima recuperação em biologia. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Gostei, só é ruim por conta dos vários erros de português e pontuação, que chega a confundir quem está usufruindo da informação.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Vitória Menezes.
    Me salvou, pois tinha uma tarefa que nem me lembrava e era pro dia seguinte; mas me confundi muito com seus erros e cheguei a não entender o assunto que já tinha entendido.
    Melhore a caligrafia, por favor!

    ResponderExcluir